Convites

O convite de casamento é o primeiro sinal formal de que realmente vai acontecer um casamento. E os convites de casamento, com todos os seus dizeres, cor e a textura, é que vão Linkindicar o tom da comemoração. Daí a importância de que os convites de casamento sejam bonitos, elegantes e tenha todas as informações necessárias para os convidados. E não esqueça de ver amostras do trabalho em questão.

Dicas - Convites de Casamento

Na hora de escolher os convites lembre-se: eles são a apresentação do seu casamento, portanto escolha-os com muito cuidado.

AO ENCOMENDAR, ALGUNS ITENS IMPORTANTES DEVEM SER OBSERVADOS:

O convite indica como será a cerimônia e a festa. De um convite formal, espera-se um casamento idem. De um convite divertido, espera-se uma festa descontraída.

O convite para um casamento sem festa poderá ser menor e mais simples. Enviar um convite requintado e terminar com a frase "Os noivos despedem-se na igreja" é cometer uma gafe!

Escolha um papel de boa qualidade. Uma boa opção pode ser o vergé, opaline, couché mate, papel reciclado, de preferência nas cores branca, marfim ou creme. Papéis em tons escuros podem comprometer seus convites.

Lembre-se: qualquer que seja o modelo escolhido, não deverá ser pequeno ou grande demais.

O tipo de impressão mais utilizado é o relevo americano e impressão offset.

Prefira letras mais simples, na cor preta ou grafite. Estas são bem legíveis e você não correrá o risco de errar.

Encomende sempre uma quantidade maior de envelopes do que de convites para o caso de erro na hora de sobrescritá-los.

Encomende alguns convites extras para os convidados de última hora.

Passe para a gráfica todas as informações a serem impressas nos convites de forma bem clara.

OUTRAS DICAS:

Evite anexar muitos impressos ao convite. Envie, no máximo, o mapa da igreja e do local da festa para os convidados que moram em outras cidades.

Entregue-os em mãos com um mês de antecedência para os convidados que moram em sua cidade. Para os demais, envie-os pelo correio dentro de outro envelope.

Apesar de estarem "automaticamente" convidados para a cerimônia, os padrinhos também deverão receber o convite impresso.

Caso não possa convidar a todos para a recepção, faça dois tipos de convite: um contendo apenas os dados da cerimônia religiosa e outro completo, com as informações sobre a recepção. Para não se confundir na hora de mandar imprimir os convites, faça listas separadas.

Vale lembrar que é deselegante anexar ao convite um cartãozinho da loja onde se encontra a lista de presentes do casal. Se mesmo assim você não abre mão do cartãozinho, prenda-o na parte de trás do convite com um pequeno clipe.

Se puder, contrate um calígrafo para sobrescritar os convites. Vale a pena!

.................................................................................................

Perguntas e respostas que vão ajudar na preparação correta de todos os detalhes de seus convites de casamento e acessórios da papelaria do casal.

1. Com quanto tempo de antecedência os convites de casamento devem ser encomendados?
Recomenda-se de 4 a 5 meses de antecedência, pois há várias etapas que envolvem o processo, como escolha do modelo e papel, confecção de prova de texto, aprovação do texto, elaboração dos convites, conferência pelo controle de qualidade e entrega. Depois desta etapa vem a distribuição aos convidados, que deve ser feita pessoalmente e encerrada 1 mês antes do casamento. Desta forma, para que não haja nenhum tipo de stress, recomendamos este prazo.

2. Com quanto tempo de antecedência os convites de casamento devem ser entregues aos convidados?
O ideal é que comecem a ser entregues no mínimo 2 meses antes do casamento, pois quando faltarem 30 dias para o evento, a entrega deve ser encerrada (prazo para se entregar 100 convites. Para quantidades maiores, o prazo também será maior).
Esta antecedência possibilita que os convidados providenciem seus trajes, reservem a data na agenda e se preparem para o grande dia.

3. Como deve ser o texto do convite de casamento?
Existem várias opções e cada vez mais as pessoas tentam inovar.
A versão mais usada é a tradicional, quando os pais convidam para o casamento dos filhos (isso porque no passado, os pais bancavam todo o evento e assim podiam convidar todas as pessoas); uma versão que vem ganhando espaço é aquela onde os Noivos, juntamente com os pais, convidam para o casamento. É um tipo de texto mais moderno, que reflete mais a realidade, quando todos contribuem financeiramente para que a festa se realize.
Existem ainda outras possibilidades menos ou mais formais, adição de frases; enfim, todas são corretas, desde que todos os dados estejam claros e que os convidados possam sentir o verdadeiro significado do convite.

4. Se um dos pais é falecido, devemos mencionar o nome do convite de casamento?
Sempre desejamos mencionar seus nomes, mas se a pessoa é falecida, ela não tem meios para convidar. Assim, sugerimos que se coloque a expressão i.m.(in memoriam) ou ainda se coloquem os noivos convidando com a bênção de seus pais, sem que se mencionem os nomes. Desta forma todos os pais estarão sendo homenageados.

5. Qual deve ser o tipo de letra escolhido para o texto e as iniciais?
A fonte escolhida deverá combinar com o estilo do convite. Convites formais pedem fontes clássicas e informais, fontes mais descontraídas.