Casamento Religioso

O casamento tem significados e celebrações diferentes para cada religião. Porém para todas, o casamento representa o amor entre duas pessoas que estão dispostas a compartilhar todos seus momentos bem como se respeitar e viver um para o outro.

Como o mais importante para todas as religiões é a fé, a celebração religiosa é uma forma de reforçar os laços matrimoniais e o compromisso de doação mútua do casal.

Casamento Ortodoxo

A cerimônia, além de ser celebrada com orações, também tem sua parte cantada. Primeiro faz-se uma oração para os noivos e depois a entrega das alianças que são colocadas, tanto no noivo quanto na noiva, pelo padre.

Após o ato das alianças, os noivos são coroados três vezes cada um e, em seguida, ocorre a procissão ao redor do altar, em que os noivos dão três voltas atrás do padre. Essa procissão simboliza que os cônjuges devem ser exemplos para eles mesmos, para os outros e perante Deus, assim como devem se apegar a Ele nas dificuldades.

A cerimônia, com duração de cerca de 40 minutos, termina com o Pai-Nosso. A celebração pode ser feita em qualquer lugar, mas o padre precisa dar seu consentimento. A obrigação dos noivos está no fato de que ambos devem fazer de tudo para alcançar a felicidade.

A única restrição é que a união deve ser entre homem e mulher.

Casamento Evangélico

O casamento na Igreja Batista (grupo tradicional e histórico com 120 anos no Brasil) é a união de um homem e uma mulher que buscam constituir uma família e a bênção de sua igreja. É motivo de satisfação e de festa para a comunidade.

A cerimônia pode variar. Em geral, há algum número musical e uma mensagem bíblica, que simboliza os princípios da Palavra de Deus para a família e a dedicação a Deus do matrimônio. Em algumas igrejas, o casamento religioso é efetuado com validade civil, de maneira que há um espaço no culto para o compromisso civil, com duração, em média, de 30 minutos. A cerimônia pode ser feita fora do templo.

Como obrigações, o casal é exortado a viver dentro dos padrões de sua fé, a manterem a fidelidade, a educar os filhos nas bases da religião. Não há restrições para a realização do casamento; mesmo porque, antes da união acontecer, são realizadas palestras e conversas com os noivos.

Casamento Judaico

Cada momento de um casamento judaico tem um significado próprio, geralmente relacionado à história do povo judeu. A cerimônia acontece embaixo de um toldo, símbolo da casa a ser construída e dividida pelo casal; e a aliança deve ser feita de ouro puro, sem desenhos ou ornamentos. Duas taças de vinho são usadas nas bênçãos da cerimônia de casamento por serem um símbolo de alegria na tradição judaica.

As bênçãos são a consagração e os alicerces que deverão formar o novo lar e o relacionamento do casal. A quebra do copo serve como uma expressão de tristeza com a destruição do Templo em Jerusalém e traz ao casal sua identidade enquanto judeus.

O casamento judaico inicia-se com uma recepção na qual o noivo e a noiva são cumprimentados por parentes e amigos e chamados de rei e rainha.

Os valores que os noivos devem ter sempre em mente são o entendimento dos limites do outro, companheirismo, amizade, amor, respeito e cumprimento das leis de pureza familiar.

A cerimônia do casamento deve ser realizada preferivelmente sob céu aberto e as obrigações dos noivos se resumem no banho ritual do corpo e alma, jejum no dia do casamento, que especifica as responsabilidades do marido para com sua esposa, como provê-la com alimento, roupa e direitos conjugais.

As únicas restrições para o casamento são não levar nada nos bolsos, não usar jóias e ambos devem ser filhos de judeus ou já serem convertidos.

O Casamento Budista

O casamento na filosofia budista é de extrema importância pois significa a união de duas pessoas que buscam a constituição de uma nova família, representando uma fase da vida do casal que se inicia.

A cerimônia é dividida nas partes religiosa e civil. Na religiosa, são feitas orações e homenagens aos antepassados e pede-se a proteção, prosperidade, união, harmonia e saúde.

Na parte civil, ocorre a troca de alianças e o brinde com saquê, que, atualmente, pode ser feito até com água e simboliza a comemoração. O casal não cruza os braços. Os noivos ficam um de frente para o outro perante a entidade religiosa (monge celebrante) e a autoridade (altar sagrado).

A cerimônia pode ser realizada em qualquer lugar, mas, tradicionalmente, é realizado no templo, com duração média de 30 minutos. As obrigações para os casais são as de união, companheirismo, amor e respeito mas não “até que a morte os separe” porque para o budismo a morte não simboliza o fim e, sim o começo de uma nova fase da vida.

Casamento Católico

O casamento é tão importante que está entre os sete Sacramentos. A sua celebração não é apenas um ato litúrgico, mas uma aliança entre um homem e uma mulher: eles se entregam mutuamente e se unem em uma só carne. Querer o casamento significa a decisão de fundar uma nova família, que é própria para a geração de novas vidas humanas.

Na cerimônia faz-se o acolhimento dos pais, padrinhos e do noivo, para, em seguida, entrar a noiva. Depois das entradas são feitos os compromissos e a benção nupcial. É importante conhecer as regras da Cúria de cada região, o pároco de sua Igreja fornecerá todas as indicações necessárias.

Toda a celebração é solenizada por cantos apropriados(sacros ou clássicos) e dura cerca de 45 minutos. A cerimônia deve ser realizada em uma igreja ou capela. Se feita em outros lugares, deve ter a autorização do Bispo.

Para os casais, as obrigações são amor e fidelidade até que a morte os separe, indissolubilidade e abertura à fecundidade, já que o matrimônio deve estar a serviço da vida. Existem algumas restrições, como o fato de que pelo menos um dos noivos deve ser batizado e que não é permitido o casamento de divorciados, quando o legítimo cônjuge ainda está vivo.